Trânsito de Mercúrio ocorre em 2016

    Algumas configurações planetárias observáveis da Terra ocorrem com uma frequência mais baixa em relação à outros eventos astronômicos. Os trânsitos de Mercúrio e Vênus é um destes eventos raros de serem apreciados. Estes fenômenos muitas vezes ocorrem, porém, tornam-se difíceis de serem observados por nós, uma vez que dependem de nossa posição. Mas, muitos devem estar se perguntando: O que é exatamente o trânsito de Mercúrio? 
    Mercúrio e Vênus são planetas internos no Sistema Solar, ou seja, suas orbitas encontram-se entre o Sol e a Terra. E, por este motivo, vez ou outra podemos ver estes planetas passando em frente ao Sol como se tentassem eclipsá-lo (porém, o tamanho angular do planeta não é suficiente para cobrir todo o Sol), em outras palavras, são muito pequenos em relação as dimensões do Sol e encontram-se muito distantes da Terra, visualizamos então, apenas uma bolinha negra passando em frente ao Sol. 
Figura 01: Imagem do Trânsito de Mercúrio. Crédito: NASA


     No dia 09/05/2016, nós poderemos observar o trânsito de Mercúrio desde de manhã até a tarde, pois o máximo do transito ocorre próximo das nossas 12:00h (Meio-dia). E evento ocorrerá em um intervalo das 08:22h as 15:43h. Pode-se dizer que estamos com sorte, pois, neste ano iremos observar o trânsito do início ao fim. Dado que pode ocorrer de visualizarmos apenas uma parte do evento. Casos onde o trânsito ocorre antes do Sol nascer no horizonte, neste caso, veríamos o trânsito já em andamento ou, quando o Sol se põe antes do trânsito terminar, episódio que ocorreu em 2006, quando o trânsito de Mercúrio teve início no final da tarde para nós aqui no Brasil, sendo possível apenas vê-lo entrar na frente do Sol. 
Figura 02: Mapa da visibilidade do trânsito. A parte clara representa a região em que todo o trânsito estará visível. A parte um pouco mais escura representa as regiões que verão apenas parte do trânsito ocorrendo. Na região totalmente escura o trânsito não será visível. Retirado de: osae.info

     Dados obtidos por meio dos trânsitos são utilizados por astrônomos para obter informações sobre o nosso Sol, como por exemplo, o valor do Diâmetro Solar (1.392.684 quilômetros) calculado com maior precisão até o momento pelo pesquisador Marcelo Emilio, diretor do Observatório Astronômico da Universidade Estadual de Ponta Grossa, juntamente com especialistas da Universidade de Stanford e da Universidade do Havaí, ambas nos Estados Unidos. O cálculo foi realizado utilizando o satélite SOHO (Solar and Heliospheric Observatory) e o instrumento MDI (Michelson Doppler Imager) à bordo do satélite. Ambos com o objetivo de estudar o Sol. Tal medida permite aos pesquisadores entender melhor o interior do Sol, além de definir linhas de observação do brilho do astro, permitindo gerar dados sobre alterações no Sol em períodos de décadas ou maiores. 
        A vantagem é que não há a necessidade em portar telescópios para realizar a observação. Lembrando que observações solares não podem ser realizadas de maneira direta sem o uso de instrumentos adequados, pois, danificará sua visão. Porém, há maneiras indiretas de se observar. Uma destas maneiras é construir uma luneta de projeção composta por materiais de baixo custo e fácil acesso. Segue abaixo a lista de materiais necessários: 

Luneta de Projeção (telescópio solar de baixo custo):

Figura 03: Modelo de montagem da luneta de projeção. Imagem obtida de: EMILIO, Marcelo. Fundamentos à Astronomia. Ponta Grossa. UEPG/NUTEAD. p.38. 2012
 

Materiais: 
  • 1 folha de papel cartão (ou cartolina) tam. 50cmx40cm ou 30cm;  
  • papel alumínio tam.: ~12cmx12cm;
  • Papel milimetrado ou folha A4;  
  • 1 Tesoura;
  • 1 Régua  ou fita métrica;
  • fita adesiva;
  • 1 alfinete ou agulha de costura;
Procedimento: 
  1. Recorte o papel cartão nas dimensões acima, faça uma abertura 04cmX04cm em uma das extremidades do cartão (este servirá como uma "janela" para que possa observar a imagem do Sol), com cerca de 02cm de distância da borda (como representado na figura 03); 
  2. Enrole o papel cartão no formato de um cilindro de modo que você possa utilizar a abertura que acabou de recortar;
  3. Passe a fita adesiva em toda a extensão do  cilindro para que o papel cartão não desenrole;
  4. Posicione a folha de papel milimetrado (ou folha A4) na extremidade do cilindro onde encontra-se a "janela" para observação, de maneira a tampar esta extremidade, prenda a folha com a fita adesiva. Pois, a imagem será projetada na folha de papel milimetrado (como mostra a figura 03);
  5. Posicione na outra extremidade do cilindro a folha de papel alumínio, prenda-o de maneira que a folha fique bem esticada. Com o auxílio de um alfinete ou agulha faça um pequeno orifício no centro do papel alumínio, tomando cuidado para que a folha não se rompa. 
  6. Agora, basta se posicionar ao Sol com o seu telescópio solar apoiado em seu ombro com a janela voltada para você, (se preferir, pode montar um suporte pra que possa prender e evitar que o telescópio fique se movendo). Faça com que a luz do Sol penetre no orifício da folha de papel alumínio e projete uma pequena imagem circular do sol sobre o anteparo (folha de papel milimetrado colocado na outra extremidade do telescópio). Para facilitar, preste atenção em sua sombra projetada no chão, o telescópio estará alinhado quando verificar que a imagem dele forma exatamente um circulo no chão. 
  7. A imagem formada, não será muito grande, terá cerca de meio centímetro. Mas, com este telescópio solar de baixo custo será possível observar o nosso Sol, sem danificar sua visão.     
      Esta é uma atividade educativa que pode ser aplicada em escolas. Pode-se propor aos alunos que construam suas próprias lunetas, coletem dados e através do método de semelhança de triângulos, calcule de maneira indireta o diâmetro solar. Sendo muito interessante para as aulas de Física no ensino da óptica geométrica, além de possibilitar o trabalho com transformações de unidades. Na matemática, ajuda na compreensão da semelhança de triângulos através de uma atividade prática e ao ar livre. Espero que tenham gostado da dica e aproveitem a oportunidade de presenciar um fenômeno espetacular.
 
     Uma outra dica é o pinhole, acesse aqui.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário