Inverno: a estação mais fria do ano chegou!

    Está na hora de retirar os casacos do armário, pois, hoje, dia 21 de Junho teremos o início do Inverno (Solstício de Junho) no Hemisfério Sul. Estação marcada pelas baixas temperaturas e pelas noites mais longas do ano. 

    Já que o frio está batendo à nossa porta, vamos aproveitar este momento para explicar porque as estações ocorrem. O nosso planeta realiza diversos movimentos, dentre eles, os mais conhecidos e, mencionados na escola, são os movimentos de translação e rotação. A translação é o movimento que a Terra realiza em torno do Sol. Já a rotação é o movimento que a Terra realiza em torno do seu próprio eixo. Este eixo de rotação encontra-se inclinado 23,5° em relação ao plano da órbita da Terra em torno do Sol, cuja linha imaginária chamamos de eclíptica e, é está inclinação do eixo de rotação que é responsável pela variação da Energia solar que atinge as regiões da Terra em determinadas épocas do ano, que dá origem as Quatro Estações do Ano: Primavera, Verão, Outono e Inverno. 
A figura mostra a relação entre a inclinação do eixo da Terra (23,5°) e a incidência dos raios solares. 
Assim como, a localização dos Trópicos e a linha do Equador. 
Imagem retirada do "Centro de Divulgação da Astronomia - USP.



     Uma coincidência, é verão no Hemisfério Sul quando a Terra está no periélio (perto do Sol), e inverno no Hemisfério Sul quando a Terra está no afélio (afastado do Sol), porém, ao contrário do que muitos pensam, isso não determina as Estações do Ano. Uma pergunta bem simples pode ser feita para desmistificar tal equívoco: Por que não é verão no Hemisfério Norte, quando a Terra encontra-se no periélio? Por que não é inverno no Hemisfério Norte quando a Terra encontra-se no afélio? Se o movimento de Translação da Terra realmente ocasionasse as estações do ano, então, tais estações não poderiam ser diferentes em ambos os hemisférios. Embora a órbita da Terra em torno do Sol seja uma elipse, e não um círculo, a distância da Terra ao Sol varia somente 3%, sendo que a Terra está mais próxima do Sol em janeiro. Mas é fácil lembrar que o Hemisfério Norte da Terra também está mais próximo do Sol em janeiro, e é inverno lá. 

     Agora, vamos explicar como mais detalhes como isto ocorre.
Devido à esta inclinação, consequentemente, o Equador (linha imaginária que divide a Terra em dois hemisférios, o hemisfério Sul e o Hemisfério norte) também encontra-se inclinado 23,5° em relação à eclíptica (linha imaginária que representa o caminho aparente do Sol no céu ao longo do ano, devido ao movimento da Terra em torno do Sol) e, portanto, regiões da Terra irão receber com maior ou menor intensidade os raios do Sol, sendo assim, algumas regiões irão aquecer mais do que outras em determinadas épocas do ano. 
Posições do Sol na eclíptica no início de cada estação. Nos equinócios de março e de setembro o Sol se encontra em um dos dois pontos em que a eclíptica corta o equador celeste; nos solstícios de junho e de dezembro o Sol está em um dos dois pontos de máximo afastamento do equador.
 Figura e descrição retirado do livro: Astronomia e Astrofísica.

21 Junho: Sol está na máxima declinação norte, incidindo diretamente na região do Trópico de Câncer na Terra:
▷ α ⊙ = 6 h
▷ δ ⊙ = +23.5 ◦ (N)
▷ o dia mais curto do ano no HS, dia mais longo do ano no HN.
▷ no pólo S, Sol sempre abaixo do horizonte.

     A altura do Sol ao meio-dia no Equador não muda muito ao longo do ano, e a duração do dia claro se mantém sempre a mesma, por isso não existe muita diferença entre inverno, verão, primavera ou outono. À medida que se afasta do Equador, as estações ficam mais acentuadas, e as diferenças tornam-se máximas nos pólos.

    Países localizados nas regiões entre o Trópico de Câncer e o Círculo Polar Artico no Hemisfério Norte (HN) e, países localizados entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico no Hemisfério Sul (HS), apresentam as quatro estações bem definidas, com invernos bem rigorosos. 

     O Brasil, por apresentar a maior parte de seu território na Zona Intertropical, próximo à linha do Equador, não possui as estações bem definidas, variando as temperaturas. Então, o inverno é mais rigoroso nos Estados do Sul do país (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná). Esta região chega a registrar temperaturas negativas, além, da ocorrencia de geada e neve em alguns pontos.

     Hoje, às 04:25h (UTC) o Sol atinge a máxima declinação norte, incidindo diretamente sobre o Trópico de Câncer, temos então, o início do Inverno no Hemisfério Sul, que antecede a primavera (início em 23 de setembro no HS), já no Hemisfério Norte, dá se início ao Verão que antecede o outono (início em 23 de setembro no HN). 


Imagem disponível neste link

A fonte utilizada pode ser obtida no site da UFRGS.

Fonte:  OLIVEIRA FILHO, Kepler de Souza; SARAIVA, Maria de Fátima Oliveira. Astronomia e Astrofísica.  UFRGS. Porto Alegre. p.41-45. 2014.


Nenhum comentário:

Postar um comentário