Chuva de Meteoros Eta-Aquáridas

                                 


     Essa chuva de meteoros é proveniente da interação da Terra com os rastros deixados pelo cometa 1P/Halley. O nome se dá pois o radiante está localizado muito próximo à estrela Eta Aquari, na constelação de Aquário. Essa chuva é considerada importante para os observadores do Hemisfério Sul, já que para eles a taxa pode ser de 30 meteoros por hora, diferente dos 10 meteoros horários no Hemisfério Norte, entrando na atmosfera à velocidades próximas à 70 km/s (aproximadamente 240 mil km/h).

  
    Para saber com mais detalhes o que são as Chuvas de Meteoros, clique aqui.

    A Constelação de Aquário irá atingir uma altitude razoável para observação por volta de 2h50 da manhã do dia 06 de Maio, horário de Brasília. Mas como teremos a Lua (em conjunção com Marte, inclusive) quase em quarto minguante, a observação pode ser prejudicada, no sentido de que veremos menos meteoros do que se estivéssemos sem a presença da Lua.




        O cometa 1P/Halley passou pela última vez por perto da Terra (63 milhões de Km) em 1986, deixando um rastro de poeira e rochas. A próxima aproximação está prevista para 2061.



Nenhum comentário:

Postar um comentário